segunda-feira, janeiro 26

E por falar em boneca!!!


Quando a minha mamy chegou em casa com esta bonequinha, que a amiga dele faz... era um presente pra Jujú... olhei atentamente cada detalhe do trabalho, muito bem feito, realmente uma boneca lindinha que além do mais é fonte de renda que está transformando a vida de muitas mulheres, que finalmente conseguem um pouco de independência fincanceira.

E olhando bem para a bonequinha, que foi batizada de Alícia, me vem a lembrança de uma peça de Ibsen, que eu assisti ainda muito adolescente e ficou como lição de vida.

Ibsen em sua obra trouxe a tona uma tragédia, tentando mostrar um pouco da hipocrisia e convecionalismo da sociedade...: Nora abandona marido e filhos em busca da liberdade pessoal. Na época, as tentativas de emancipação feminina obtiveram da mídia uma grande repercussão entre as feministas, levando até uma certa censura lançada contra a personagem principal NORA... pois a época não perdoou seu abandono da casa e dos filhos.
O que Nora fez, foi o que muitas mulheres gostariam de fazer, tentar se encontrar e valorizar longe da sombra de um homem como garantia de vida financeira, como se não fosse possível uma mulher trabalhar e ser realizada com o seu próprio dinheiro... e muitos homens chegam ao máximo do machismo impedindo suas companheiras de trabalhar.
Nora sai de casa porque precisa descobrir a sua verdadeira identidade, e percebe que a vida que tem vivido não tem ido ao encontro do que ela desejaria. Que tem vivido para os outros, para satisfazer os desejos e expectativas dos outros, primeiro do pai e depois o do marido e dos filhos, esquecendo-se das suas próprias convicções e desejos para se moldar à vontade deles... enfim, é um grito de liberdade que mostra o quanto uma mulher pode fazer, deixando de lado sua Casa de Bonecas... e quea vida pode ser muito mais surpreendente quando nos atiramos nela com paixão.

Ainda que os preconceitos sejam superados, sempre teremos que buscar a Nora que existe dentro de nós pra romper com muitas outras barreiras e realizar a nossa mais íntima vontade de ser o que se deseja.

Tudo pra ser feliz!!!

Nenhum comentário: